quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mulheres de Itabuna estão entre as mais procuradas da Bahia


Gabriela Duarte dos Santos, Jaqueline e outra mulher identificada como “Nel” estão entre as mulheres mais procuradas da Bahia, mas a área de atuação elas é Itabuna, onde moram. De acordo com o delegado chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge, o novo método de divulgar retrato falado de bandidos procurados, já mostrou resultados no aumento de denúncias através do telefone disponível para todo estado.

O delegado também ressaltou que as mulheres presas na Bahia por envolvimento com o tráfico de drogas aumentou 5% em 2010 em relação a 2009, em Salvador. Segundo Hélio Jorge, as mulheres estão assumindo o comando de quadrilhas no lugar dos companheiros que foram presos ou mortos.

Uma mulher apontada pela polícia como uma das principais chefes do tráfico na capital baiana foi presa em maio de 2011 no subúrbio de Salvador. De acordo com a polícia, ela comandava um grupo suspeito de mais de 30 assassinatos no subúrbio ferroviário, região violenta da cidade.

Segundo a polícia, as mulheres estão deixando de ter um papel secundário nas quadrilhas, assumindo o comando porque os maridos foram presos ou mortos.

Várias dessas mulheres ainda estão em liberdade, com mandados de prisão em aberto. Por causa da forte influência que elas exercem no tráfico de drogas, quatro estão na lista dos criminosos mais procurados pela polícia da Bahia.

Uma das mulheres que ilustra uma das cartas do baralho distribuído pela SSP, com as fotos de 52 pessoas envolvidas com diversos crimes, também age na região do subúrbio ferroviário. As outras três mulheres incluídas no baralho são do Sul do Estado, mais precisamente de Itabuna.

Arquivo

O Radar Notícias que acompanha o dia a dia das polícias Civil e Militar, vem divulgando desde 2010 o aumento de forma acelerada de mulheres com idades entre 15 e 60 anos, inseridas no submundo do crime. Na maioria das vezes, elas são namoradas, parentes ou esposas, chegando ao ponto de a polícia prender mães com idades surpreendentes. Em 11 de julho do ano passado, a Rotam prendeu, como por exemplo, quatro traficantes, ou apenas aviões ou as chamadas mulas, aquela que apenas guarda ou entrega a droga. Entre uma delas, uma adolescente de 15 anos, flagrada com drogas entre o colo e o filho dela de seis meses.

Relembre uma das matérias - http://www.youtube.com/watch?v=ysk-ymvtRxg

A expectativa de denuncias é de um aumento de 50% nas ligações. Para denunciar basta ligar para (71) 3135-0000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário